segunda-feira, 21 de maio de 2007

CUTTY SARK - Aventuras sobre os mares

A "Cutty SarK" foi construído nos estaleiros navais de Clyde - Durbon - Escócia em 1869, pela firma Scott & Lint, pelo valor de £ 17 por Tonelada, (facto que levou a firma á falência).

Projectada por Hercules Linton foi mandada construir pelo Capitão John "Jock"White Hat" Willis e lançada á agua a 23 de Novembro do mesmo ano.

O nome "Cutty Sark" vem do mesmo termo Escocês que define uma camisa curta, peça de roupa interior.

Destinada á carreira da Índia e ao comércio do Chá que na altura era um dos negócios mas competitivos em todo o mundo.

Os grandes veleiros vieram a perder o seu estatuto para os Navios a vapor que eram de maior fiabilidade e podiam atravessar Canal do Suez. Cutty Sark foi utilizada no transporte de Lã, Correio e até carvão.

Com a sua melhor passagem foi de 360 Milhas náuticas(666 Km) em 24 horas (média de 27,75 Km Hora) foi considerado o mais rápido para um navio do seu tamanho.

Em 1895 foi vendida para a firma Portuguesa Ferreira, sendo rebaptizada "Ferreira", no entanto as suas tripulações referiam-se a ela por "Pequena Camisola.

Em 1916 foi modificada e rebaptizada "Maria do Amparo"

Em 1922 foi vendida ao Cap. Wilfred Dowman que a restaurou á sua antiga glória e utilizou com escola fixa vindo a ser colocada em doca seca em 1954 na localidade de Greenwich a sul de Londres, onde se encontra até hoje para o fascínio de visitantes.

Na madrugada de de hoje (21-5-2007) Cutty Sark foi alvo de um incêndio que devastou a sua estrutura, felizmente o navio encontrava-se a receber obras de restauro e todos os seu artefactos de valor histórico se encontravam retirados para restauro.

Esperemos poder dentro de algum tempo voltar a poder visitar tal marco da história naval.

Sem comentários: