sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Felicidade e a Vida

A felicidade exige valentia. "Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Fernando Pessoa

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Direitos das Crianças

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidadea Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Madellin - 6 meses depois

Já passaram mais de 6 meses sobre o desaparecimento da pequena Madellin e continuamos sem saber a verdade dos factos. Todas as televisões, jornais e outros meios de comunicação falaram sobre o caso emitindo todo o tipo de parecer, alguns totalmente ridículos. Não sou policia nem investigador mas sei interpretar os factos que tem sido apresentados e devidamente explicados. Não restam duvidas que a historia do desaparecimento está extremamente mal contada, os factos já o provaram, os amigos do casal não estão a dizer toda a verdade e os próprios pais também não estarão a contar toda a verdade, os factos estão a provar tudo isto. As investigações levadas a cabo pela PJ, na minha opinião, estarão e seguir o rumo correcto e mais tarde ou mais cedo vão desvendar todo este mistério. Lamentavelmente vemos a imprensa Inglesa a denegrir a imagem da nossa policia, o Governo Inglês a pressionar discretamente, ou não, o Governo Português e este a ceder descaradamente (ver a substituição do responsável pela investigação), os pais de Madellin a elaborarem campanhas de charme no sentido de se tornarem em vitimas, que, na minha opinião não o são. Creio que, infelizmente, a pequena Madellin está morta, possivelmente uma morte acidental mas efectivamente estará morta. Gostaria de deixar algumas palavras em primeiro aos nossos Governantes que tenham a coragem de dizer não ás pressões do Governo Britânico e demonstrem um apoio incondicional á nossa Policia Judiciária e aos seus investigadores, em segundo aos investigadores da Policia Judiciária uma palavra de incentivo e de força, sabemos que os meios técnicos não são os melhores mas também sabemos que os meios humanos da nossa PJ são dos melhores do mundo, por isso força. Esta é a primeira vez que este blog fala sobre este caso e só voltará a falar sobre ele quando estiver descoberta a verdade.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

CULINÀRIA NAS HORAS E VAGAS - 5

PASTEIS DE FEIJÃO
No final do Sec. XIX na Vila de Torres Vedras vivia uma Senhora chamada Joaquina Rodrigues que tinha uma receita, secreta e de origem desconhecida, de um doce que ela confeccionava sómente para os seus amigos e familiares.
Com o passar dos tempos uma amifga da D. Joaquina a D. Maria aprendeu a receita e resolveu comercializar os deliciosos doces conjuntamente com seu marido Sr. Alvaro Fontes Simões.
Cerca de 1940, é montada uma fábrica, por um dos filhos Do Sr Álvaro criando uma das marcas mais antigas destes pasteis " Coroa". O crescimento da referida fábrica foi de tal ordem que em 1973 já eram produzidas diária mente cerca de 250 duzias de pasteis.
Ao longo dos tempos foram abrinndo e fechando outras casas de Pasteis que levaram a que em meados do Seculo XX era asumido que o pastele de feijão era o doce de Torres Vedras.
Actualmente o pastel de Feijão é fabricado um pouco por todo o pais, com a variante de caixa de massa folhad e sem caixa (o meu favorito) mas nunca esquecendo a sua origem.

---

---

---

---

---

----
INGREDIENTES
  • 500 Gr. de açúcar
  • 2,5 Dl de agua
  • 250 Gr. de Feijão branco(cozido só com agua e um pouco de sal e passado pelo passe-vit)
  • 8 Gemas
  • 2 Claras
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Raspa de 1/2 limão

Com o açúcar e a água fazer uma calda em ponto pérola, retirar do lume e juntar o feijão passado mexer bem, levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau para não agarrar.

Quando estiver grosso junta-se a manteiga e logo que esta estiver derretida retirar do lume.

Deixe arrefecer um pouco.

Bater bem as gemas com as claras e junte ao preparado anterior ligando tudo muito bem, por fim junte a raspa de limão.

Distribuir o preparado por formas de queque untadas com manteiga e leve a cozer em forno brando, durante 15 a 20 minutos, dependendo do forno, ate ficarem bem louros por cima.

Depois de cozidos desenforme e coloque em caixas de papel, se pretender pode polvilhar, ligeiramente com açúcar em pó.

Podem ser comidos mornos, mas eu prefiro frios, pois realça muito mais o sabor.

Óptimos para acompanhar com chá, ou como eu gosto para acompanhar com outro Pastel de Feijão.

LIBERDADE, Principio e Fim.

Tudo tem um principio e um fim, isto é uma afirmação básica e que não tem contestação possível. Mesmo a Liberdade, bem mais precioso que existe, tem o seu principio e o seu fim como diz a frase" A Liberdade de um acaba onde começa a Liberdade dos outros" Existem alguns Blogs que visito regularmente, entre os quais saliento um que se chama " O Piolho da Solum", que visito diariamente por ser da minha terra, falar sem papas na língua contra as coisas que os seus autores entendem estar mal, elogiar o que está bem e de um modo geral saber estar bem e divertir. Hoje ao fazer a minha visita deparei me com o facto de o Blog se encontrar em privado. Contactado o autor no sentido de poder continuar a aceder ao Blog, situação que me foi concedida, foi me explicado que esta medida foi tomada devido aos insultos que estariam a ser dirigidos ao Blog e possivelmente aos seus autores. Bom é verdade que estamos numa Democracia (ou pelo menos dizem que estamos) é verdade que existe Liberdade de expressão (ou pelo menos dizem que existe) mas sem duvidas que tem de existir o respeito pelo próximo e pelas sua ideias. Mal vai uma sociedade quando alguém para defender as suas ideias ou simplesmente para criticar as dos outros tem de recorrer ao insulto, pois isso só demonstra falta de cultura e incapacidade de dialogo. A liberdade de expressão de um termina quando o outro é insultado. Não vamos seguir o triste exemplo que muitos dos nossos queridos políticos sistematicamente nos dão, vamos aprender a dialogar e a debater ideias, 30 anos de Democracia e Liberdade devem ser suficientes para que se aprenda a conviver. Força "Piolhosos".

terça-feira, 9 de outubro de 2007

40 Anos

Nos 40 anos do seu assassinato a memoria perdura

Hasta lá vitoria, siempre

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Marcel Marceau

Calou-se definitivamente a voz do silencio.
O mundo chora em silencio.

sábado, 22 de setembro de 2007

CULINÀRIA NAS HORAS E VAGAS - 4

Na zona do Alentejo (província Portuguesa situada na zona sul do pais) devido ás características do trabalho, fundamentalmente agricula, e devido aos fracos recursos financeiros da maioria da população, ao longo dos tempos, a alimentação teve sempre por base os produtos da terra e alguns animais que podiam ser criados com os restos e subprodutos.
Independentemente destas limitações a gastronomia Alentejana é de uma riqueza indiscotivel, quer em variedade quer em qualidade alimentar.
Os trabalhadores do campo criavam refeições que de uma forma simples lhe fornecessem as energias para as suas jornadas de trabalho.
Vamos ver uma dessas receitas:
SOPA DE GRÃO COM CARNE

Ingredientes:

  • 1/2 Chispe
  • 150Gr de Toucinho entremeado
  • 1 Chouriço pequeno
  • 600Gr. de entrecosto
  • 1 Tigela de Grão de bico
  • 1 Cebola Grande
  • Ovos cozidos
  • 3 Batatas
  • 2 Cenouras
  • Sal
  • Coentros

Preparação:

De véspera demolhe o Grão bem coberto com agua e um pouco de sal. Leve ao lume uma panela com agua e quando ferver junte o entrecosto, o toucinho, o chispe, e um pouco de sal.

Á parte coza o grão escorrido em água sem sal.

Quando as carnes estiverem quase cozidas, junte o chouriço inteiro e a cebola, as cenouras e as batatas tudo descascado e cortado em pequenos pedaços.

Cozinhe em lume brando, junte o grão, rectifique o sal e deixe apurar.

Limpe a carne dos ossos, corte em pequenos pedaços e junte á sopa.

Parta os ovos cozidos em pequenos pedaços e adiciona á sopa mas só nos pratos.

Polvilhe o prato da sopa com coentros picados.

Nota: Para cortar o sabor forte da Sopa pode juntar, na borda do prato, uma fatia de limão para espremer umas gotas.

Bom apetite.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Faz hoje 25 anos Data nascimento: 20 de Setembro de 1982 Local de Nascimento: Universidade de Carnegie Mellon – Pittsburg – Pensilvânia – EUA Nome de Pai: Scott E. Fahlman Nome de Mãe: Desconhecido Nome de baptismo: Smiley

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Os restos mortais de Aquilino Ribeiro foram hoje transladados para o Panteão Nacional.
Muito se tem dito e escrito sobre este acontecimento que eu não poderia deixar de "meter a minha colherada".
Foi dito que Aquilino era um terrorista, terá participado no Régicidio, tudo isto baseado em panfletos que terá escrito, na sua fuga para França e em texto publicado no Romance "Lápides Soltas" em que Aquilino diz "Ninguém sabe mas eu matei o Rei".
No entanto nada em concreto está provado, ou melhor tudo está provado pois ficou provado que Ele foi o escritor português mais emblemático do Séc. XX.
Nascido a 13 de Setembro de 1885 em Carregal, Sernancelhe, faz os seus estudos em Lamego e Viseu vindo a entrar para no Seminário de Beja,
Colabora no Jornal A Vanguarda e em 1907 nasce para a Literatura com a publicação de A Filha do Jardineiro.
Entre prisões, fugas, casamento, nascimento de filhos e clandestinidade teve tempo e arte para escrever textos com Jardim das Tormentas, Terras do Demo, O Homem que Matou o Diabo, O Romance da Raposa, Quando os Lobos Uivam e A Casa Grande de Romarigães.
A sua linguagem de raiz popular e cheia de provincianismos tornaram a sua escrita um verdadeiro espelho, aqui e ali distorcido pela sua imaginação, da sua Beira.
A sua obra literária é composta por 7 contos e 21 romances/Novelas.
E este vasto espolio que faz de Aquilino Ribeiro um dos mais fecundos romancistas da 1º metade do Século XX.
" É um inimigo do Regime. Dir-lhe-á mal de mim, mas não importa, é um grande escritor" - António de Oliveira Salazar, sobre Aquilino Ribeiro.
Homenagem merecida.

terça-feira, 3 de julho de 2007

JIM MORRISON

Jim Morrison, dos Doors, morreu há 36 anosA 3 de Julho de 1971, Jim Morrison, vocalista dos Doors, era encontrado morto na casa de banho de um hotel de Paris. Tinha 27 anos e marcara o estilo da banda norte-americana. O primeiro disco dos Doors fora editado no início de 1967, há 40 anos. James Douglas Morrison dera origem a The Doors com Ray Manzarek, quando frequentava a Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Morrison costumava recitar poemas em clubes «underground» e Manzarek tocava nos Rick and the Ravens. A eles juntar-se-iam Robby Krieger e John Densmore, guitarrista e baterista dos Psychedelic Rangers, respectivamente. O nome da banda teve origem na obra «The Doors of Perception», de Aldous Huxley, que por sua vez citava os versos de William Blake, «Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria ao homem como realmente é, infinito». A morte de Morrison iria conduzir à dissolução dos Doors, em 1972, após a edição de «Full Circle». Entre os discos lançados com Jim Morrison, destacam-se «The Doors», o primeiro, «LA Woman» e «Morrison Hotel», entre outros. «American Prayer», com antigas gravações de Morrison, foi publicado em 1978. Jim Morrison encontra-se sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, próximo do compositor francês Francis Poulenc e do precursor da sociologia Auguste Comte.

terça-feira, 26 de junho de 2007

CULINARI PARA AS HORAS E VAGAS - 3

Não restam duvidas que os legumes são indispensáveis ao organismo mas..... não vamos dar uma de moralistas vamos sim dar uma no carvo e outra na ferradura. Couve flor frita

  • Couve flor
  • Alhos
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta
  • Ervas aromáticas
  • Sementes de Sésamo torradas

Prepare a couve flor lavando-a e separando os ramos bem pequenos.

Num Wonk aqueça 1 Dl de azeite de boa qualidade e 2 ou 3 dentes de alho picados, quando estes começarem a fritar juntar a couve flor em ramos.

Temperar de sal, pimenta e ervas aromáticas, deixar fritar em lume brando até ficarem louras mas não muito moles.

Retirar do lume, escorrer, rectificar os temperos e polvilhar abundantemente com as sementes de Sesamo.

Serve para acompanhar uma carne assada ou grelhada mas também como uma boa entrada.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

VIVER EM ITALIA - Grande pedrada

ROMA - Um estudo sobre a poluição do ar realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR) revelou que o ar que se respira em Roma contém cocaína. A pesquisa faz parte de avaliação mais ampla dos compostos tóxicos presentes na atmosfera e foi realizada em duas áreas urbanas italianas, Roma e Taranto, e na capital da Argélia, Argel. Os resultados apontaram, além da presença de cocaína e de substância tóxicas conhecidas como o benzopireno, presente no alcatrão, a cannabis que é o principal componente ativo da maconha, haxixe e outras drogas, ainda que menos prejudiciais, como nicotina e cafeína. As concentrações mais elevadas de cocaína foram encontradas no centro de Roma, especialmente na área da Universidade La Sapienza. Os exames indicam que as concentrações máximas de cocaína ocorrem nos meses de inverno. Segundo o responsável pela pesquisa, Angelo Cecinato, isso se deve provavelmente pela mais frequente e intensa estabilidade atmosférica, ou seja, devido a inversão térmica que retém as emissões poluentes nos níveis mais baixos da atmosfera, impedindo a dispersão. Os resultados do estudo do órgão também revelaram que vestígios de várias substâncias entorpecentes foram encontradas em áreas periféricas e nos parques da cidade de Roma, onde aparecem mais altas que nas ruas mais movimentadas.
A cocaína aparece em concentrações muito baixas na cidade de Taranto, no sul do país, e completamente ausente em Argel. Já a nicotina e a cafeína, explica Cecinato, ao contrário, resultam presentes em todas as áreas estudadas, demonstrando a extrema difusão do consumo destas substâncias e a sua permanência no ar. Angelo Cecinato ressalta que os níveis encontrados são motivo de grande preocupação para a opinião pública, a imprensa e os responsáveis da gestão do meio ambiente, visto que pequenas concentrações no ar destes poluentes causam graves danos à saúde.

A CASA DOS HORRORES - Portugal e a educação

A equipa de Maria de Lurdes Rodrigues tem já, por muitos motivos, lugar assegurado na Galeria dos Horrores da Educação em Portugal. Não precisava de ter agora instruído os professores para que "deixassem passar" os erros ortográficos e de construção na avaliação das provas de Língua Portuguesa do 4.º e 6.º anos onde "apenas" estaria em causa avaliar a "competência interpretativa" dos alunos (como se os limites da expressão não limitassem o pensamento e a interpretação). Enquanto em alguns países da Europa o "eduquês" e as hordas das "ciências da educação" batem em retirada, deixando para trás gerações inteiras equipadas com "competências" mas desprovidas de saber, entre nós floresce a "selva oscura" do "aprender a aprender". Não deve haver Ministério da Educação no Mundo que tantas reformas, reformas de reformas e reformas de reformas de reformas faça, tantas "experiências pedagógicas", tantos "projectos-piloto". O resultado está à vista fornadas de jovens são todos os anos despejadas às portas do ensino superior mal sabendo ler, escrever e contar. O que vale é que para tirar certos cursos superiores não é preciso saber ler, escrever e contar e que para arranjar emprego bastam "competências" como conhecer a gente certa ou estar na "jota" certa. Fonte: Diário de Noticias

sábado, 26 de maio de 2007

CULINARIA PARA AS HORAS E VAGAS - 2

Perto da cidade da Figueira da Foz existe uma localidade que se chama Armazems, ai tive a oportunidade de provar um Ensopado de Enguias perfeitamente divinal. Não me recordo do nome da casa mas para quem a queira visitar aqui ficam as indicações, quando se vai da Figueira para os Armazems ao entrar na localidade existe, do lado esquerdo um largo com umas bombas de gasolina, o restaurante fica do lado esquerdo do largo. ENSOPADO DE ENGUIAS

  • Enguias grossas
  • Cebolas
  • Alhos
  • Azeite
  • Oregãos
  • Hortelã
  • Vinho branco Velho
  • Coentros
  • Salsa
  • Pimento verde e vermelho
  • Alecrim
  • Louro
  • Sal grosso
  • Malagueta
  • Sal de unto (mistura obita con banha de porco, sal e condimentos tipica da zona)

Esfregue muito bem as enguias com sal grosso para as libertar da cobertura viscosa da pele. Corte-as em postas pequenas e tempere com sal.

Num tacho faça um refugado com o azeit, alhos, cebola e o sal de unto.

Acrescente os pimentos cortados ás tiras, salsa e coentros picados, louro e malagueta.

Adicinoe as enguias, o vinho branco e um pouco de agua.

Deixe levantar fervura e rectifique os temperos.

Deixe cozinhar em lume brando.

Sirva numa travessa ( de barro preferencialmente ) em cima de fatias de broa torrada polvilhado com a hortelã e salsa picada.

Acompanha com batata cozida ou só com um bom vinho, que é como eu gosto.

LIBERDADE DE QUÊ

Primeiro, levaram os judeus.

Mas não falei, por não ser judeu.

Depois, perseguiram os comunistas.

Nada disse então, por não ser comunista.

Em seguida, castigaram os sindicalistas.

Decidi não falar, por não ser sindicalista.

Mais tarde, foi a vez dos católicos.

Também me calei, por ser protestante.

Então, um dia, vieram buscar-me.

Mas, por essa altura, já não restava nenhuma voz Que, em meu nome, se fizesse ouvir.

Martin Niemöller ( pastor protestante anti-nazi)

terça-feira, 22 de maio de 2007

CULINARIA PARA AS HORAS E VAGAS - 1

Não restam duvidas que quando temos horas vagas ou vagas nas horas nada melhor que um petisco para ocupar o tempo, por isso vamos dar inicio hoje ao temo CULINARIA PARA AS HORAS E VAGAS, oude iremos sugerir algums petiscos.
Tendo em conta que gosto de comer bem (qualidade), gosto tambem de cozinhar.
Fui iniciado nas lides da cozinha pela minha Mãe, que dado trabalhar, entendeu que essa seria uma forma de eu me poder desenrascar, e de que maneira.
Bom para inicio de festa apreseto um bom Arroz de Tamboril que dedico ao meu amgio ZÉ Gordo que é diabético.

1 Kg Lombo de Tamboril

1 Molho de Espinafres 1 Tomate Grande Maduro

1 Cebola Grande

3 Dentes de alho

5 Colheres Sopa de Azeite

8 mãos cheias de arroz vaporizado

Sal a Gosto Coentros

MODO DE CONFECÇÃO: Arranje os espinafres e coza-os em água e sal. Escorra-os bem e reserve-os. Corte o Lombo de Tamboril em medalhões. Triture, com a varinha mágica, o tomate previamente pelado, a cebola e os dentes de alho. Adicione o azeite e deite tudo num tacho. Coloque no tacho, por cima deste puré, o lombo de tamboril e o arroz e cubra com água quente temperada com sal. Deixe ferver durante aprox.15 minutos e apague o lume. Misture os espinafres. Salpique com os coentros picadinhos, tape o tacho e deixe apurar por mais 5 minutos. Bom Apetite.
-
Sugestão: Pode substituir o lombo de tamboril por abas de maruca ou outro peixe a gosto, sendo que se escolher outro peixe, este pode necessitar de ser cozido á parte. Neste caso, coe a água da cozedura e aproveite-a para cozer o arroz.
-
Observações: Por ser uma receita para diabéticos, é tudo feito em cru, sem refogados, simplificando ao máximo a sua elaboração. O arroz assegura os hidratos de carbono necessários, o peixe as proteínas e os espinafres o ferro.
-
A ideia para dar inicio a este tema foi tira de um Blog que visitei "O REI DA COLHER" (espero não ser processado) que recomendo vivamente.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

CUTTY SARK - Aventuras sobre os mares

A "Cutty SarK" foi construído nos estaleiros navais de Clyde - Durbon - Escócia em 1869, pela firma Scott & Lint, pelo valor de £ 17 por Tonelada, (facto que levou a firma á falência).

Projectada por Hercules Linton foi mandada construir pelo Capitão John "Jock"White Hat" Willis e lançada á agua a 23 de Novembro do mesmo ano.

O nome "Cutty Sark" vem do mesmo termo Escocês que define uma camisa curta, peça de roupa interior.

Destinada á carreira da Índia e ao comércio do Chá que na altura era um dos negócios mas competitivos em todo o mundo.

Os grandes veleiros vieram a perder o seu estatuto para os Navios a vapor que eram de maior fiabilidade e podiam atravessar Canal do Suez. Cutty Sark foi utilizada no transporte de Lã, Correio e até carvão.

Com a sua melhor passagem foi de 360 Milhas náuticas(666 Km) em 24 horas (média de 27,75 Km Hora) foi considerado o mais rápido para um navio do seu tamanho.

Em 1895 foi vendida para a firma Portuguesa Ferreira, sendo rebaptizada "Ferreira", no entanto as suas tripulações referiam-se a ela por "Pequena Camisola.

Em 1916 foi modificada e rebaptizada "Maria do Amparo"

Em 1922 foi vendida ao Cap. Wilfred Dowman que a restaurou á sua antiga glória e utilizou com escola fixa vindo a ser colocada em doca seca em 1954 na localidade de Greenwich a sul de Londres, onde se encontra até hoje para o fascínio de visitantes.

Na madrugada de de hoje (21-5-2007) Cutty Sark foi alvo de um incêndio que devastou a sua estrutura, felizmente o navio encontrava-se a receber obras de restauro e todos os seu artefactos de valor histórico se encontravam retirados para restauro.

Esperemos poder dentro de algum tempo voltar a poder visitar tal marco da história naval.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Será deste que vamos ficar ricos

Petróleo: prospecção ao largo de Peniche envolve 12 000 m2O contrato de concessão para a exploração de petróleo na Bacia Lusitaniana que Galp Energia, Partex e Petrobras assinam hoje prevê a existência de 4 blocos para exploração e produção de petróleo, com um total de 12.000 metros quadrados. Os blocos, com profundidades entre 200 e 2.000 metros, foram nomeados como Amêijoa, Camarão, Mexilhão e Ostra.
O contrato prevê 8 anos para exploração, prevendo as empresas investir 30 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros) nos primeiros 3 anos, em aquisição e processamento sísmico. O investimento a fazer posteriormente dependerá dos resultados destes estudos, sendo que, se houver indícios que apontem para a existência de um sistema petrolífero na zona, o consórcio deverá efectuar duas perfurações em cada bloco. Paralelamente, três universidades contratadas pela Petrobras - Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, e a brasileira Universidade Federal de Sergipe - estão a desenvolver estudos geológicos em terra. O projecto Atlantis, que começou em Março e vai durar dois anos, visa estudar a Bacia Lusitaniana, ou Lusitânica, em terra, para servir de guia ao que poderá ser encontrado em águas profundas. O consórcio que vai explorar os quatro blocos petrolíferos a 60 quilómetros da costa, ao largo de Peniche, é constituído pela Petrobras, que detém 50%, a Galp Energia, com uma participação de 30%, e a Partex, com 20%. A Petrobras e a Galp assinam também hoje um acordo na área de biocombustíveis.
Fonte: Diário Digital / Lusa

18 de Maio
Eventos históricos
1012 - Eleição do Papa Bento VIII.
1804 - Napoleão Bonaparte é coroado Imperador da França, adoptando o nome de Napoleão I
1857 - Emancipação da cidade de Caruaru, Pernambuco (Brasil).
1910 - A Terra passa pela cauda do Cometa Halley.
1973 - Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi raptada, violentada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Um dos casos de violência contra criança mais famosos do Brasil.
1980 - Suicídio de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, tornando-se o marco inicial da subcultura gótica.
2006 - Inauguração, em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga, da exibição da Colecção Dr. Gustav Rau - De Fra Angelico a Bonnard. Esta exposição tornou-se na maior já recebida em Lisboa.
Nascimentos
1475 - Príncipe Afonso de Portugal (m. 1491).
1868 - António da Rocha Peixoto, naturalista, arqueólogo e etnógrafo português (m. 1909)
1872 - Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico (m. 1970).
1883 Walter Gropius, arquitecto alemão (m. 1969).
1891 - Rudolf Carnap, filósofo alemão (m. 1970).
1897 - Frank Capra, realizador cinematográfico. (m. 1991)
1917 - Bill Everett, cartunista estadunidense. (m. 1973).
1920 - Papa João Paulo II (Karol Wojtiła) (m. 2005).
1925 - Justus Dahinden, arquiteto e teórico de arquitetura suíço.
1946 - Mila Moreira, actriz brasileira.
1949 - Rick Wakeman, músico britânico.
1960 - Yannick Noah, tenista francês
1967 - Heinz-Harald Frentzen, piloto alemão da F1
1975 - Jack Johnson, cantor americano.
1978 Ricardo Carvalho, futebolista português do Chelsea
Helton da Silva Arruda, Guarda-redes brasileiro do FC Porto
1981 - Edu Dracena, futebolista brasileiro do Fenerbahçe
Falecimentos
1799 - Beaumarchais, autor de teatro francês (n. 1732).
1800 - Alexander Suvorov, general russo
1896 - Cristiano Benedito Ottoni, militar, engenheiro, professor e político brasileiro (n. 1811)
1911 - Gustav Mahler, compositor austríaco (n. 1860)
Feriados e eventos cíclicos
Dia Internacional dos Museus
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Evento nacional Brasil
Dia Nacional da Luta Antimanicomial - Evento nacional Brasil
Aniversário da cidade de Caruaru, Pernambuco

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Trabalho em equipa

Após a revisão da Função Publica eis o novo esquema de trabalho em equipa:

El Kid

quinta-feira, 10 de maio de 2007

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Nota de Abertura

Porquê Horas e Vagas? Todos nós temos horas para comer, dormir ,trabalhar, andar, sofrer, amar e até morrer. Todos temos vagas de calor, frio, fome, trabalho, amor, sofrimento, alegria e triteza. Vamos neste espaço tentar que nas vagas das horas seja possivel encontrar horas vagas de coisas ruis e vagarmos horas para enchermos com coisa boas e belas. Vamos nas vagas horas da imaginação buscar coisas belas e feias, curiosas e vulgares, pessoais e publicas, masculinas e femeninas, tristes e alegres, novas e velhas para que todos possam nas suas Horas e Vagas comtemplar.