quinta-feira, 18 de outubro de 2007

CULINÀRIA NAS HORAS E VAGAS - 5

PASTEIS DE FEIJÃO
No final do Sec. XIX na Vila de Torres Vedras vivia uma Senhora chamada Joaquina Rodrigues que tinha uma receita, secreta e de origem desconhecida, de um doce que ela confeccionava sómente para os seus amigos e familiares.
Com o passar dos tempos uma amifga da D. Joaquina a D. Maria aprendeu a receita e resolveu comercializar os deliciosos doces conjuntamente com seu marido Sr. Alvaro Fontes Simões.
Cerca de 1940, é montada uma fábrica, por um dos filhos Do Sr Álvaro criando uma das marcas mais antigas destes pasteis " Coroa". O crescimento da referida fábrica foi de tal ordem que em 1973 já eram produzidas diária mente cerca de 250 duzias de pasteis.
Ao longo dos tempos foram abrinndo e fechando outras casas de Pasteis que levaram a que em meados do Seculo XX era asumido que o pastele de feijão era o doce de Torres Vedras.
Actualmente o pastel de Feijão é fabricado um pouco por todo o pais, com a variante de caixa de massa folhad e sem caixa (o meu favorito) mas nunca esquecendo a sua origem.

---

---

---

---

---

----
INGREDIENTES
  • 500 Gr. de açúcar
  • 2,5 Dl de agua
  • 250 Gr. de Feijão branco(cozido só com agua e um pouco de sal e passado pelo passe-vit)
  • 8 Gemas
  • 2 Claras
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Raspa de 1/2 limão

Com o açúcar e a água fazer uma calda em ponto pérola, retirar do lume e juntar o feijão passado mexer bem, levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau para não agarrar.

Quando estiver grosso junta-se a manteiga e logo que esta estiver derretida retirar do lume.

Deixe arrefecer um pouco.

Bater bem as gemas com as claras e junte ao preparado anterior ligando tudo muito bem, por fim junte a raspa de limão.

Distribuir o preparado por formas de queque untadas com manteiga e leve a cozer em forno brando, durante 15 a 20 minutos, dependendo do forno, ate ficarem bem louros por cima.

Depois de cozidos desenforme e coloque em caixas de papel, se pretender pode polvilhar, ligeiramente com açúcar em pó.

Podem ser comidos mornos, mas eu prefiro frios, pois realça muito mais o sabor.

Óptimos para acompanhar com chá, ou como eu gosto para acompanhar com outro Pastel de Feijão.

LIBERDADE, Principio e Fim.

Tudo tem um principio e um fim, isto é uma afirmação básica e que não tem contestação possível. Mesmo a Liberdade, bem mais precioso que existe, tem o seu principio e o seu fim como diz a frase" A Liberdade de um acaba onde começa a Liberdade dos outros" Existem alguns Blogs que visito regularmente, entre os quais saliento um que se chama " O Piolho da Solum", que visito diariamente por ser da minha terra, falar sem papas na língua contra as coisas que os seus autores entendem estar mal, elogiar o que está bem e de um modo geral saber estar bem e divertir. Hoje ao fazer a minha visita deparei me com o facto de o Blog se encontrar em privado. Contactado o autor no sentido de poder continuar a aceder ao Blog, situação que me foi concedida, foi me explicado que esta medida foi tomada devido aos insultos que estariam a ser dirigidos ao Blog e possivelmente aos seus autores. Bom é verdade que estamos numa Democracia (ou pelo menos dizem que estamos) é verdade que existe Liberdade de expressão (ou pelo menos dizem que existe) mas sem duvidas que tem de existir o respeito pelo próximo e pelas sua ideias. Mal vai uma sociedade quando alguém para defender as suas ideias ou simplesmente para criticar as dos outros tem de recorrer ao insulto, pois isso só demonstra falta de cultura e incapacidade de dialogo. A liberdade de expressão de um termina quando o outro é insultado. Não vamos seguir o triste exemplo que muitos dos nossos queridos políticos sistematicamente nos dão, vamos aprender a dialogar e a debater ideias, 30 anos de Democracia e Liberdade devem ser suficientes para que se aprenda a conviver. Força "Piolhosos".

terça-feira, 9 de outubro de 2007

40 Anos

Nos 40 anos do seu assassinato a memoria perdura

Hasta lá vitoria, siempre