terça-feira, 26 de junho de 2007

CULINARI PARA AS HORAS E VAGAS - 3

Não restam duvidas que os legumes são indispensáveis ao organismo mas..... não vamos dar uma de moralistas vamos sim dar uma no carvo e outra na ferradura. Couve flor frita

  • Couve flor
  • Alhos
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta
  • Ervas aromáticas
  • Sementes de Sésamo torradas

Prepare a couve flor lavando-a e separando os ramos bem pequenos.

Num Wonk aqueça 1 Dl de azeite de boa qualidade e 2 ou 3 dentes de alho picados, quando estes começarem a fritar juntar a couve flor em ramos.

Temperar de sal, pimenta e ervas aromáticas, deixar fritar em lume brando até ficarem louras mas não muito moles.

Retirar do lume, escorrer, rectificar os temperos e polvilhar abundantemente com as sementes de Sesamo.

Serve para acompanhar uma carne assada ou grelhada mas também como uma boa entrada.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

VIVER EM ITALIA - Grande pedrada

ROMA - Um estudo sobre a poluição do ar realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR) revelou que o ar que se respira em Roma contém cocaína. A pesquisa faz parte de avaliação mais ampla dos compostos tóxicos presentes na atmosfera e foi realizada em duas áreas urbanas italianas, Roma e Taranto, e na capital da Argélia, Argel. Os resultados apontaram, além da presença de cocaína e de substância tóxicas conhecidas como o benzopireno, presente no alcatrão, a cannabis que é o principal componente ativo da maconha, haxixe e outras drogas, ainda que menos prejudiciais, como nicotina e cafeína. As concentrações mais elevadas de cocaína foram encontradas no centro de Roma, especialmente na área da Universidade La Sapienza. Os exames indicam que as concentrações máximas de cocaína ocorrem nos meses de inverno. Segundo o responsável pela pesquisa, Angelo Cecinato, isso se deve provavelmente pela mais frequente e intensa estabilidade atmosférica, ou seja, devido a inversão térmica que retém as emissões poluentes nos níveis mais baixos da atmosfera, impedindo a dispersão. Os resultados do estudo do órgão também revelaram que vestígios de várias substâncias entorpecentes foram encontradas em áreas periféricas e nos parques da cidade de Roma, onde aparecem mais altas que nas ruas mais movimentadas.
A cocaína aparece em concentrações muito baixas na cidade de Taranto, no sul do país, e completamente ausente em Argel. Já a nicotina e a cafeína, explica Cecinato, ao contrário, resultam presentes em todas as áreas estudadas, demonstrando a extrema difusão do consumo destas substâncias e a sua permanência no ar. Angelo Cecinato ressalta que os níveis encontrados são motivo de grande preocupação para a opinião pública, a imprensa e os responsáveis da gestão do meio ambiente, visto que pequenas concentrações no ar destes poluentes causam graves danos à saúde.

A CASA DOS HORRORES - Portugal e a educação

A equipa de Maria de Lurdes Rodrigues tem já, por muitos motivos, lugar assegurado na Galeria dos Horrores da Educação em Portugal. Não precisava de ter agora instruído os professores para que "deixassem passar" os erros ortográficos e de construção na avaliação das provas de Língua Portuguesa do 4.º e 6.º anos onde "apenas" estaria em causa avaliar a "competência interpretativa" dos alunos (como se os limites da expressão não limitassem o pensamento e a interpretação). Enquanto em alguns países da Europa o "eduquês" e as hordas das "ciências da educação" batem em retirada, deixando para trás gerações inteiras equipadas com "competências" mas desprovidas de saber, entre nós floresce a "selva oscura" do "aprender a aprender". Não deve haver Ministério da Educação no Mundo que tantas reformas, reformas de reformas e reformas de reformas de reformas faça, tantas "experiências pedagógicas", tantos "projectos-piloto". O resultado está à vista fornadas de jovens são todos os anos despejadas às portas do ensino superior mal sabendo ler, escrever e contar. O que vale é que para tirar certos cursos superiores não é preciso saber ler, escrever e contar e que para arranjar emprego bastam "competências" como conhecer a gente certa ou estar na "jota" certa. Fonte: Diário de Noticias